quarta-feira, 22 de junho de 2011

Quem crê vai além!

1 Crônicas 4:9-10

Qual é a história do seu nome? Quem o escolheu? O que significa?
Meus pais escolheram meu nome, porque além de ser o segundo nome da minha mãe, era o nome da minha bisavó,e também é um nome forte, que não precisa de um segundo nome, segundo eles.
O significado do meu nome tem várias variações, como tocha de luz, fonte luminosa e por ai vai.
Bom toda essa conversa, te fez pensar sobre o seu nome né? Deu até uma curiosidade pra saber a origem, o significado, se você ainda não o sabe, pois bem, o texto base da postagem de hoje trata de um homem que não foi muito feliz ao receber seu nome, mas tomou uma atitude que mudou a sua história.
Era comum no povo de Israel dar nomes ao seus filhos em louvor a Deus, ou ainda com algum significado pessoal, relativo aquela experiência de ter um filho.
O capítulo 4 de 1 crônicas trata da descendência de Judá, podemos até achar que esses livros são apenas livros de nomes e contagens, mas esses dois versículos que hoje destaco, me trouxeram uma verdade muito grande e quero dividir.
O versículo 9 diz assim :
"Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos, sua mãe lhe chamou Jabez, dizendo : Porque com dores o dei à luz"
Fiquei pensando que essa mãe não só sentiu muita dor, como também desprezou seu filho de tal maneira que não viu no nascimento dele nenhum motivo de louvar ao Senhor ou agradecer, mas sim preferiu marcar esse homem, com um nome que carregaria por toda vida, com esse sentido tão triste.
Imagino a tristeza que deve ser não sentir o amor e o carinho de alguém que lhe deu a vida, o nome é a primeira expressão desse carinho, pois ele é pensado, é escolhido, é estudado, pra que seja uma alegria na vida de um filho.
Pelo nome das coisas, sabemos a sua qualidade, aquilo que sabe fazer. Um nome é muito importante!
Seria plausível que Jabez fosse um homem amargurado e infeliz, mas então porque seria o mais ilustre dos seus irmãos? Sim, temos a resposta no versículo seguinte que diz assim:
" Jabez invocou a Deus de Israel dizendo: Oh! tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido"
Note que Jabez pede a Deus que o abençoe, que lhe proteja e que o acompanhe, e com certeza Deus lhe concedeu, porque foi ele o mais ilustre de seus irmãos, não por qualquer atributo pessoal, mas por que aprouve ao Senhor que fosse assim.
Não importa o que as pessoas disseram sobre você, ou o que esperam de você, se é o bem ou se é o mal. Aquele que invoca ao Senhor com fé, vai além das circunstâncias, além daquilo que é esperado, além do que os olhos podem ver!
Mesmo que as marcas que você carregue não sejam motivo de orgulho, o Senhor Deus é capaz de mudar histórias, de fazer além do que você espera!
Aquele que foi capaz de entregar seu único filho por você, também é fiel para fazer todas as coisas, segundo a sua vontade.
Quem já aceitou esse presente, que é ter a Cristo como único e suficiente salvador, sabe o que é ter a história transformada. Aquilo que havia contra você, hoje não te condena mais, porque Cristo venceu o pecado e a morte, nos livrando da condenação eterna.
Mesmo quando tudo parecer contrário, lembre-se disso: Deus é capaz de mudar o quadro, de mudar a sua história, basta confiar nele e  entregar a sua vida em oração.

Continua...

Sê Bênção!


4 comentários:

  1. Show!!! O que torna um homem ou mulher especial e brilhante é a manifestação da pessoa de Deus. Façamos como Jabez.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a presença de Deus faz toda a diferença!

    ResponderExcluir
  3. D+; aos olhos de Deus nós somos diferentes.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom...Jabez é um grande exemplo de não conformismo pois Deus é mais.

    ResponderExcluir