quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Acordando o sonâmbulo


Segundo o Wikipédia( olha a fonte que a menina usa hahaha), o noctambulismo (sonambulismo para o sono não-REM, ou distúrbio comportamental do sono REM para o sono REM) é um transtorno comportamental do sono (parassonia), durante o qual a pessoa pode desenvolver habilidades motoras simples ou complexas. O sonâmbulo sai da cama e pode andar, urinar, comer, realizar tarefas comuns e mesmo sair de casa, enquanto permanece inconsciente. É difícil de acordar um sonâmbulo mas, contrariamente à crença popular, não é perigoso fazê-lo, sendo inclusive perigoso não acordá-lo. Porém esse despertar deve ser feito com cautela pois alguns sonâmbulos podem ser violentos.
Quantas vezes nós não somos sonâmbulos espirituais? Por quantas vezes você já se pegou fazendo determinadas coisas no reino no que eu chamo de modo automático?
O que me chamou mais atenção nessa definição foi a palavra “inconsciente”. O sonâmbulo é capaz de realizar tarefas simples e até complexas, mas permanece dormindo. Pode parecer que não, mas ele está dormindo.
Quantos de nós tem a famosa “preguiça de pensar”, estão dentro da igreja, seguindo os rituais da religiosidade, os dogmas da doutrina, a liturgia e acham que estão realizando grandes coisas.
Realizam grandes eventos, possuem grandes ministérios, exercem muito bem seus dons, mas no fundo não passam de sepulcros caiados (mt 23;27-28), bonitos por fora, nada por dentro.
É muito comum que esses jovens sejam arrastados por ventos de doutrinas, por falsos evangelhos e até mesmo por seitas e heresias, porque tudo pra eles está bom.
Tudo que tem cara de evangelho, o conduz sem grandes esforços. Acabam incorporando práticas desnecessárias que os levam ao aprisionamento.
Assim como quem dorme e é levado pra qualquer lugar, esses jovens, esses crentes estão em sono profundo.
Sono profundo que não se compadece, que não ajuda, que não serve.
Se você está dormindo, está inconsciente, você não consegue enxergar o seu próximo, nem a sua igreja, muito menos o reino.
Tudo que você faz é para sua realização pessoal, para suprir a sua necessidade.
E ai nesse ponto chegamos a uma divisa. Existe o sonâmbulo que não sabe que está dormindo e aquele que faz questão de estar dormindo.
Falando do segundo caso, tem-se aqueles crentes, que sabem que no fundo algo não se encaixa, aqueles que sabem que precisam abrir mão de algo e não abrem. Aqueles que sabem que estão vivendo em pecado, mas não se arrependem. Aqueles que sabem que não têm uma vida segundo o modelo de Cristo, mas acho que está tudo bem. Continuam fazendo as mesmas coisas, a mesma rotina, mãos sujas em instrumentos santos, bocas sujas falando da palavra de Deus, coração sujo transbordando um falso amor por Deus e pelos outros.
Há quem diga que se gerar frutos é bem vindo para o reino. Não podemos concordar com isso. Quando Maria derramou um óleo precioso aos pés de Jesus em adoração, Judas disse que era melhor que pegasse o dinheiro e desse aos pobres. Seria bom para os pobres? Seria. Daria “frutos”? Daria. Mas o próprio Jesus repudiou essa sugestão, porque sabia que o coração dele estava cheio de avareza e não do sentimento de doação e compaixão( João 12:1-8). Os fins não justificam os meios em nenhuma situação, principalmente no reino.
Se o verdadeiro evangelho não for anunciado, as pessoas se convencerão de uma falsa verdade, e não serão salvos por sua culpa, mas deixemos isso pra uma outra oportunidade.
Você precisa acordar! Sair dessa situação. Concordo com a definição acima quando diz que acordar um sonâmbulo pode ser perigoso, porque eles são violentos. Quantos irmãos já te alertaram, já tentaram te acordar e você não permitiu? A pessoa mais perdida é a que pensa que está salva, acorde!
Há ainda aqueles que não sabem que estão dormindo, pensam que estão salvos, pensam que estão fazendo grandes obras, mas na verdade estão inconscientes, dormindo, sendo levados por qualquer coisa.
Você só vai saber se está acordado ou está dormindo, quando você mergulhar na palavra de Deus. Você foi chamado pra ser cópia de Jesus. Faça um comparativo com Ele, vai ser nítido saber se você é um sonâmbulo na casa do Pai, inerte à tudo, às necessidades, ao evangelho puro e simples, ao seu próximo.
Pode ser até difícil acordar um sonâmbulo, mas nada é impossível para Deus. Hoje Ele te dá uma sacudida: ACORDA MEU FILHO!
Renove a sua mente, a molde de acordo com o evangelho, esteja ligado com o que acontece ao seu redor, se contextualize, isso também é ser Cristão. Jesus tinha resposta pra qualquer assunto. Ele respondia segundo a vontade de Deus e segundo a sua palavra, mas ele sabia o que estava acontecendo ao seu redor. Seja assim também. Cristão não pode ser inconsciente, nem inerte. Acorde!
Perto está o Senhor, não dá mais tempo de dormir fora de hora!

Helena Brasil
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2

Nenhum comentário:

Postar um comentário