quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Consolados pelo sofrimento

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. 
Romanos 8:28
Acho que um dos meus salmos favoritos é o 23. Todo mundo é capaz de recitar pelo menos o primeiro versículo, várias pessoas tatuam e tal, mas quantos conhecem o verdadeiro significado?
Alguns se apegam apenas aos últimos versículos, fundamentando uma vingança gospel com os inimigos assentados à mesa, assistindo a vitória.
A parte desse salmo que sempre me vem à mente é : "A tua vara e teu cajado me consolam".
Um cajado é um instrumento usado por pastores pra apascentar ovelhas. Ele tem a extremidade superior curvada, e a parte de baixo reta. Esse instrumento tem duas funções. A primeira é corrigir a ovelha, com a parte de baixo, ou seja a vara. O pastor vai batendo nas patas das ovelhas quando elas se desviam, ou tentam se afastar do rebanho.
Por quantas vezes já foi necessário pra você, ovelha de Cristo, receber umas " varadas" dessas nas pernas? As tribulações que passamos, são como essas varadas. As circunstâncias da vida, vão nos afastando do caminho, do rebanho.
Dizem que as ovelhas conhecem o pastor pela sua voz, e pelo cheiro do cajado, mas ainda assim precisam dessas varadas .
Trazendo pra nossa realidade, nós conhecemos a Deus, sabemos quem Ele é e o que é capaz de fazer. Só que são tantas coisas né? Tantas circunstâncias adversas, tantas outras ovelhas esbarrando na gente, até nos fazendo mal...A voz do pastor vai ficando cada vez mais longe, acabamos cansados, desanimados, afastados.
Algumas ovelhas não resistem às primeiras varadas, e logo voltam pro caminho. Outras não.
A parte de cima do cajado , então aparece com a função de resgatar aquelas ovelhas que se perderam. 
Quando o pastor segura pela parte reta do cajado, ele consegue alcançar pelo gancho, aquela ovelha que está caída, num buraco ou precipício.
Nesse momento ela não precisa mais de varadas, ela precisa ser resgatada.
Jesus é o nosso Bom Pastor! Pastor que nunca abandona as suas ovelhas. Quando o salmista Davi diz que a vara e o cajado o consolam, mesmo que seja doido pensar que algo que pode machucar a ovelha sirva de consolo, tente lembrar de todas as vezes que um sofrimento te livrou de um problema maior.
Tente lembrar de tantas varadas que você recebeu e fingiu que não estava sentindo. Quantas vezes você não ouviu a voz do pastor, e ainda assim havia uma mão pra te resgatar, do problema que você mesmo criou.
Entendendo isso, podemos dar graças em tudo, como recomenda o apóstolo Paulo. Podemos dar graças porque temos um Deus que nos corrige, e que nos deixa passar por situações terríveis para nos fazer crescer e experimentar o seu amor. 
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 
1 Tessalonicenses 5:18
Somos corrigidos, porque somos amados. Sinta o consolo da repreensão.
Que Deus te abençoe!
[Salmo de Davi] O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias. 
Salmos 23:1-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário