quarta-feira, 11 de julho de 2012

Melhores em tudo


1 Timóteo 4:12
Daniel 1:8-19
Quando conhecemos uma pessoa extremamente educada, com boas maneiras, que demonstra respeito pelos outros, principalmente estranhos, é comum surgir o comentário: “Nossa! Como fulano de tal foi bem criado!”.
Na nossa sociedade, onde há uma enorme inversão de valores, onde se perdeu muito do respeito e das regras básicas de educação e convivência, uma pessoa que mantêm firme essas virtudes se destaca.
Seria lindo se eu pudesse dizer que todos os jovens crentes são esses que se destacam, são os chamados “bem criados”, só que não. Infelizmente temos passado muita vergonha com nossos irmãozinhos e temos feito vergonha também.
Nos textos acima citados, temos exemplos de dois jovens de épocas distintas, que precisavam se destacar em meio a circunstância em que viviam.
O primeiro, por ordem cronológica, foi Daniel. Daniel foi um jovem que foi levado cativo para Babilônia junto com alguns outros jovens de israel. Foram levados para uma terra estranha, onde deveriam aprender a cultura e os costumes dela.
 Porém a bíblia diz que Daniel desejou em seu coração não se contaminar com o que o rei lhe oferecia, ele e seus amigos escolheram ser diferentes e quando foram testados, foram achados melhores do que os também israelitas que resolveram se deixar contaminar.
O segundo foi Timóteo. Um jovem vindo de um lar de religião mista (sua mãe cristã, seu pai grego), foi muito cedo desafiado a assumir uma igreja. Estima-se que quando Paulo o escreveu, dando orientações sobre o ministério pastoral, ele tinha por volta de 17 anos.
Imagine você, numa época em que grandes pregadores, de crescimento do cristianismo e onde até mesmo o apóstolo Paulo, escritor de 13 das cartas do novo testamento, era vivo, um jovem de 17 anos foi achado apto a ser ministro do evangelho.
Paulo escreve para ele dizendo: Timóteo, para que ninguém despreze o fato de você ser jovem, seja um exemplo entre os fieis, no trato, no cuidado, na palavra, ou seja, seja o melhor entre eles.
Jovem crente, precisamos ser melhores em tudo! Não é porque as circunstâncias que nos cercam não são favoráveis, que nós temos que nos contaminar. Temos que ser diferentes!
Precisamos nos destacar pelo cuidado com os outros, na educação, na ética...
Precisamos ser os melhores empregados, os melhores chefes, os melhores alunos, os melhores professores...
Devemos ser os mais humildes, os que mais servem, porque precisamos ser diferentes.
Foi pra isso que fomos chamados, para ser sal da terra e luz do mundo! Mas o que temos sido sal doce e luz que apaga.
Quando vejo irmãozinhos dentro dos transportes públicos, gritando, incomodando a viagem das pessoas, pensando que estão pregando o evangelho, dá muita tristeza, primeiro que não é por força nem por violência que o evangelho é pregado, segundo que o que o mundo quer ver é exemplo e não só palavras.
Adianta gritar Cristo no trem e jogar papel no chão?  Adianta cantar “Jesus Cristo mudou meu viver” e sair empurrando todo mundo pra entrar no vagão do trem?
“Gritar dentro da igreja, faz você um cristão, assim como dormir numa garagem faz de você um carro”.
Precisamos ser melhores em tudo, porque somos servos do melhor Senhor. Ele é melhor em tudo e devemos ser iguais a Ele. Vamos nos esforçar, para a cada dia, honrar aquele que nos chamou para sermos filhos Dele.
Com o Pai que temos, somos constrangidos a ser chamados de “bem criados”.
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
1 Pedro 2:9

Por Helena Brasil.
*Uma sugestão de Guilherme Barros*

Um comentário:

  1. Muito bom Helena. Que Deus continue te capacitando a fazer grandes textos como este !

    ResponderExcluir