domingo, 5 de agosto de 2012

Mateus- Focado no chamado


Marcos 2;13
Lucas 3;13-12
Lucas 5;27-31
Diz a bíblia que após a cura de um paralítico em Cafarnaum, Jesus passou por Mateus, ou Levi, olhou para ele e disse: Segue-me!
E Mateus, sem dizer nada, levantou, deixou tudo e o seguiu.
Mateus foi chamado por Jesus como a maioria dos seus discípulos, deixou tudo e O seguiu, sem perguntas ou dúvidas. Porém, diferente dos outros talvez pra ele não tenha sido assim tão fácil dizer sim ao chamado.
Levi era publicano. Os judeus odiavam os publicanos. Os publicanos eram coletores de impostos, eram judeus que trabalhavam para o Império Romano, muitas vezes cobrando mais do que deveriam e enriquecendo às custas do povo.
O próprio João Batista os advertiu sobre essa conduta, dizendo que eles não deveriam cobrar mais do que era devido. Essa era uma razão de ódio que os judeus nutriam pelos publicanos, além do fato de que os eram vistos como traidores do povo.
Mateus sabia de tudo isso, de todo estigma que acompanhava sua profissão, (se ele era honesto ou não, sinceramente, não vem ao caso, até porque Cristo chamou homens imperfeitos, como eu e você, para que alcançassem a perfeição nEle e somente nEle) e sabia que iria enfrentar muitos preconceitos e estaria exposto a eles quando decidisse seguir a Jesus.
Jesus era judeu, os discípulos também, os fariseus viviam “ na cola” de Jesus, o povo que acompanhava Jesus também era judeu. Eram muitos dedos que poderiam apontá-lo.
Mateus reconheceu em Jesus o Messias que ele também esperava. Quando o Cristo olhou para ele, sentado ali na coletoria e ainda assim o chamou, Mateus percebeu que não era qualquer pessoa que o estava chamando, era alguém que via além das aparências, alguém que conhecia seu coração. Por isso ele disse sim. Somente o Messias verdadeiro o iria chamar, nenhum outro.
Mateus se levantou para cumprir o seu chamado, para ser liberto, para ser salvo e para entrar para a história.
Quantas vezes eu e você esquecemos por quem e para quê fomos chamados.
Nenhum de nós é um acidente, um erro de cálculo...Cada um foi pensado, desenhado e gerado exatamente para ocupar um lugar no tempo, no espaço e na história.(Jeremias 1:5)
Nós nascemos para louvor da glória de Deus em primeiro lugar, nascemos para o evangelho para suprir uma necessidade do mundo.
Tudo em você foi planejado para executar uma missão específica, dons, talentos, qualidades, personalidade, defeitos...
Quando Deus te chama, chama exclusivamente, para uma tarefa só sua.
Quantas vezes deixamos de dizer sim para esse chamado tão especial, porque nos importamos com as consequências dessa nossa decisão?
O que vão falar? O que vão pensar? Vão me acusar! Vão me apontar! Vão me criticar! Vão me humilhar!
Não pretendo aqui mentir para você, dizer que é fácil seguir a Cristo, porque não é e a própria bíblia o diz (João 16;33), porém tomar essa decisão é a melhor que se pode tomar.
Críticas sempre vão surgir, palavras de derrota, palavras que magoam, às vezes dos lugares que menos esperamos. Algumas vezes de crentes com falta de sabedoria, na maioria das vezes a própria voz de satanás tentando te parar, com aquela fala no seu ouvido : “ tá vendo o que fulaninho disse sobre você, sobre o seu ministério? Larga isso, deixa que outro faz”.
Não ouça, não acredite nisso, não abra mão do que é seu. (Lucas 9;62)
Esteja focado no seu chamado! Não se esqueça de quem o chamou, do olhar de graça com que Ele olhou pra você, como Ele te sustenta a cada dia, em como Ele te planejou, como Ele te guardou.
Cumpra aquilo para o qual você nasceu!
Mas a obra de Deus não vai continuar mesmo sem mim?
Claro que vai!  A Obra é do Senhor, e vai continuar mesmo sem você. Mas o chamado é seu, o dom é seu e é específico e diferente em cada um, seja responsável e cuide do que Deus te deu.
Que o Senhor abençoe a sua vida!
Que você nunca olhe para trás, nem para as adversidades, mas olhe sempre para o alvo, que é Cristo!

Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,
prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3:12-14

2 comentários:

  1. Palavra abençoada, e maravilhosa. Essa e pra vc que ta conosco na linha de frente. Coloque sua farda, assuma seu chamado e vamos aos combate.

    ResponderExcluir
  2. Profundo! Deus te guarde e te abençoe!

    ResponderExcluir