terça-feira, 14 de agosto de 2012

Tiago e João- Queridinhos do papai


Marcos 10: 35-45
Mateus 20: 20-28

Tiago e João eram irmãos, segundo a bíblia, filhos de Zebedeu, e foram escolhidos para ser discípulos de Jesus.
Estavam ali os dois, entre os Doze, e em um determinado momento foram até o mestre fazer uma pergunta curiosa: “Permite-nos que na tua glória, nos assentemos um á tua direita e o outro à tua esquerda?”.
No Evangelho de Mateus, essa história é contada como se a mãe deles tivesse feito o pedido e os dois confirmaram. Cremos então que não foi algo de um momento repentino, um lapso de estrelismo que se abateu, mas sim algo que foi pensado, conversado, questionado, inclusive no seio da família.
Os dois imaginavam que por ser um dos Doze, teriam alguns privilégios quando Jesus estivesse na Glória, achavam que tinham uma parte especial do reino porque tinham sido chamados para o ministério e ainda que, dentre os doze, eles mereciam mais “ glória” do que os outros dez.
Os outros discípulos logicamente se enfureceram ao saber disso, e Jesus, em sua infinita sabedoria, aproveitou para mostrar aos doze, e aos outros discípulos que viriam, a realidade do evangelho e que tipo de Reino Ele tinha vindo estabelecer.
Jesus explicou que no Reino de Deus, não existe privilégios entre os discípulos, que todos, apesar de terem diferentes funções e responsabilidades de acordo com a vontade de Deus, devem servir uns aos outros.
Pode parecer um paradoxo quando lemos esse texto, e pensamos em todas as promessas que Deus nos fez, de todo o tesouro que nos está reservado nos céus. Porém ao pensarmos em toda glória que o próprio Filho de Deus deixou para vir ao mundo servir a mim e a você, torna-se muito lógico que seus discípulos também sejam servos, apesar de terem bênçãos reservadas para cada um.
A triste realidade que vivemos é que muitas pessoas fogem do evangelho, e consequentemente se afastam de Deus porque poucos crentes estão dispostos a apenas servir. A postura que temos tomado é de que somos melhores do que os outros. Não digo melhor, no sentido de que devemos honrar ao Senhor com o nosso melhor, mas que nós merecemos o favor, cuidado e proteção de Deus e quem está perdido, não.

“ pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos.”(v.45)
Aquele a quem os anjos adoram continuamente, deixou a sua glória no céu, para se doar, pagando o preço do seu resgate e você, crente, não prega pra viciado, homossexual prostituta, favelado, bandido, macumbeiro, bruxo, tatuado, roqueiro, funkeiro, pagodeiro...porque eles são diferentes de você. Isso sim é um paradoxo. Comparando a santidade de Deus com a nossa natureza pecaminosa, o sentimento natural seria uma repulsa muito maior do que a que você sente ao  imaginar “ aquele fulaninho” sentado do seu lado na congregação.
Acorda crente! O tempo está passando! Não é mais hora de ficar “ papaizinho posso sentar à sua direita?”. Importa é ir pro céu, e através da sua vida alcançar muitos outros.
Outra situação que pode se ressaltar nesse contexto é que os irmãos se achavam os melhores entre os doze, assim como muitos crentes se acham melhores do que outros crentes.
“ Ah, mas ele nem vem ao culto de quarta feira? Como pode ter alcançado aquela bênção?”
“ Como pode ele ter conseguido uma namorada, se eu tô esperando a muito mais tempo que ele?”
 “ Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva.”(v. 42-43)
É muito triste quando um irmão não se alegra quando um outro recebe uma bênção. Pior ainda é quando a postura desse irmão diante de Deus é de “ eu merecia, ele não”.
Não merecemos nem o precioso fôlego de vida que Deus nos deu. Se vivemos é por sua graça, se conquistamos algo é por sua graça, se somos prósperos é por sua graça, se somos abençoados é por sua graça. Não merecemos NADA e mesmo assim Deus já nos deu TUDO.
O melhor de Deus não está por vir, O melhor de Deus já veio e se chama JESUS CRISTO, você não merecia, mas Ele te amou e se entregou por você.
O maior exemplo de liderança que já existiu, lavou os pés dos seus liderados.
Líder, sirva.
Liderado, sirva.
Pastor, sirva.
Ovelha, sirva.
Tesoureiro, sirva.
Diácono, sirva.
Porteiro, sirva.
O mundo precisa de servos e não de queridinhos do papai Deus, uma raça superior a todos os outros.
É tão difícil servir, mas Ele pode e quer nos ensinar, basta querer aprender.
Que Deus abençoe a sua vida, seu ministério, sua família, que em tudo possamos servir uns aos outros, demonstrando o amor que nos alcançou primeiro.

Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: "Vocês entendem o que lhes fiz?
Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou.
Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.
Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.
Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou.
Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem".
João 13:12-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário