sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Conversão ou Convenção?


No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo.
Isaías 6:1
Toda vez que eu lia esse trecho do livro de Isaías, pensava ser mais um daqueles textos históricos em que era comum ressaltar-se as datas, os reis e o momento histórico do ocorrido, porém depois de ouvir uma ministração sobre isso, notei que era mais do que eu imaginava.
Isaías estava contando a sua primeira experiência com o Senhor, e para que ficasse marcado esse dia, ele lembrou de um acontecimento marcante daquele ano, que foi a morte do rei Uzias.
O que eu posso entender desse texto é uma realidade que nos passa despercebida por muitas vezes: A experiência com o Senhor é algo que nos marca.
Não há como esquecer ou desprezar o momento em que temos uma experiência real com Cristo, justamente porque a sua presença transforma as nossas vidas.
Quando Jesus entra em algum lugar, as coisas são transformadas, as pessoas são mudadas, nada fica indiferente á sua chegada.
O que tem acontecido com muitas pessoas que tiveram o privilégio de nascer num lar evangélico é que têm vivido o evangelho como um costume. O ir a igreja é mais um hábito familiar do que uma vontade. O templo passa a ser um encontro social, um compromisso ao invés de ser um lugar de comunhão, renovo e tratamento.
Isso têm causado muitos problemas porque são pessoas com a convicção em Jesus muito rasa, que são levadas por qualquer vento de doutrina ou então acabam sendo levadas ao afastamento. O mundo consegue cativar facilmente essas pessoas, porque na verdade elas nunca se encontraram com Cristo.
Há esse mito de que uma pessoa que sempre foi “crente” tem curiosidade pra saber como é o mundo, como as coisas funcionam, há quem diga até que só é crente mesmo quem passou por algumas experiências no mundo.
Eu nasci no evangelho e confesso que nem sempre estive com uma vida cristã exemplar. Houve momentos em que estava tão fria pras coisas de Deus, que passei a tolerar algumas práticas que desagradavam ao Senhor.
O motivo desse esfriamento eu nem lembro mais, não sei o porquê, nem como. Mas uma coisa eu me lembro bem, eu me lembro do dia em que aceitei a Cristo.
Eu tinha 10 anos e ia á igreja todos os domingos com meus pais. Já tinha ouvido muitos apelos, já tinha visto muita gente se converter, mas aquele convite nunca tinha sido pra mim. Até que um dia, um congresso de adolescentes na minha igreja, na hora do apelo, parecia que só eu estava na igreja. Eu achei que era coisa da minha cabeça e pensei: vou beber uma água e quando eu voltar já vai ter acabado.
E assim eu fiz, fui pro térreo, bebi água, demorei, e quando voltei, meu querido pastor ainda estava fazendo apelo. Bom, não deu pra resistir mais. Chamei a minha mãe e disse que queria ir lá na frente. Ela me perguntou: Tem certeza? Não é brincadeira! E eu disse que sim.
Eu tremia dos pés a cabeça, eu nunca tinha sentido aquilo antes, uma presença tão real, tão forte e a nítida noção de que não conseguiria ficar sem aquela presença mais.
Quando eu cheguei lá na frente, o apelo acabou.
Por que eu tô contando isso pra você? Porque eu não lembro a data do calendário, mas lembro até a roupa que eu estava usando. Não tem como esquecer quando Deus me chamou. Não tem como esquecer cada uma das experiências que eu tive, cada uma das respostas de oração, cada um dos momentos vividos com o Senhor.
Eu te faço um desafio agora, que você pense e se lembre da sua conversão, como você era e como você é agora. Que você se lembre de pelo menos uma experiência de oração, de uma resposta, de uma missão que você cumpriu e Deus te honrou, e, sinceramente, se você não consegue lembrar ou se você não teve, peça a Deus.
Talvez o que falte pra você seja isso. Seja sair das experiências dos outros, sair do que seus pais te ensinaram e começar a viver o que Deus tem reservado só pra você.
Deus hoje te chama a sair da zona de convenção e viver uma experiência real com o Senhor. Não perca tempo, perto está o Senhor!
Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.
Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.
Eu me deixarei ser encontrado por vocês"
Jeremias 29:12-14
Que Deus abençoe o seu dia!
Por Helena Brasil
P.s.: Se você também quer contar a sua experiência de conversão, ou qualquer outra experiência com o Senhor, deixe um comentário, será um prazer publicar o que Deus fez na sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário