sexta-feira, 8 de junho de 2012

O agrião de Deus e a Jujuba do inimigo.


O Agrião de Deus e a jujuba do inimigo.
Salmos 37:1-16
Toda criança gosta de comer doces. A maioria dos adultos também gosta de doces. Um brigadeiro, uma balinha, uma jujuba, um chocolate, uma pipoca doce... com certeza, em determinado momento da vida, você desejou uma dessas maravilhas da culinária.
Ao passo que toda criança gosta de comer doces, muitos pais impedem que estas façam isso o tempo todo. Quantas vezes você deu um doce a uma criança e os pais te disseram : “Poxa, não era a hora pra dar doce”, ou então quando você era criança, quantas vezes ouviu : “ Só come o doce depois que comer os legumes”...
Pais sabem a hora certa de cada alimento. Pais sabem a hora certa do doce e sabem a hora certa do agrião, mesmo que os filhos achem amargo, rejeitem , esperneiem.. Os bons pais sabem que mesmo contrariando a vontade dos filhos, estão fazendo o melhor.
Muitas vezes nós jovens crentes, ficamos com o mesmo sentimento de uma criança que é obrigada a comer agrião.
Quantas vezes você se pegou pensando: “Nossa, mas fulano de tal, nem crente é, tem várias coisas que eu não tenho. Passou naquele concurso, se deu bem naquela prova, tem uma namorada linda, e eu aqui, servo de Deus não tenho nada disso.”
Primeira coisa, isso é muito normal. Não se sinta o herege, o endemoniado, o incrédulo, por pensar assim. É natural para sua mente humana fazer comparações da sua vida com os outros. A própria bíblia, como fonte de toda sabedoria, te dá advertências em relação a isso.
Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos;
pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão.
Salmos 37:1-2
Não fique se comparando com os ímpios, pois o que você tem é muito mais precioso do que eles. Através de Cristo, você foi adotado por Deus como filho. Deus é teu pai, não é teu traficante pra ficar te dando alegria passageira, que vai te deixar feliz por um momento, e no fim, vai te fazer mal.
Enquanto o inimigo só dá jujuba para os ímpios, também já maquina para tirar o doce de uma vez só, porque só veio para matar, roubar e destruir. Logo tudo que eles tem, o que você inveja hoje, será para eles motivo de tristeza e perdição. Só de Deus provém as bênçãos de paz.
Deus por sua vez prepara pra você um amargo prato de agrião, um chá de boldo... amargo, ruim, é uma decepção, é uma reprovação, é um não. E você pensa que Ele te esqueceu. Já ouviu falar que quem ama cuida? É um amargo que vai te fazer bem. É um alimento que vai te deixar forte, saudável, livre. Ele é seu pai, e o melhor dos pais. Sabe a hora certa de cada alimento, Ele sabe muito bem o que você precisa.
Ok, eu não vou invejar o que o ímpio tem. Beleza, mas e quando o sucesso é do meu irmãozinho da igreja? E ai? Deus é pai dele e meu padrasto?
Deus é o pai perfeito. Ele não faz diferença entre seus filhos, nem predileção. Nele não há acepção de pessoas. Mas Deus conhece cada filho. E conhece bem. Deus sabe exatamente quem você é, o que você precisa aprender, o que realmente você precisa.
Se o seu irmão tem algo que você almeja e ainda não conseguiu, talvez ainda não seja o momento certo.
O relógio certo não é o seu, o relógio perfeito é o de Deus. No plano de Deus, você já tem aquilo que precisa, você já tem aquilo que você almeja, aquilo que te fará feliz. Deus já determinou um futuro de bênção e paz pra você. O momento em que o Cronos entra em sintonia com o Kairós, esse é o momento em que a bênção de Deus chega pra você. Nem antes, nem depois. Seu papel é confiar e esperar.
Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.
Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:
Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente.
Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.
Salmos 37:3-7
Finalmente, um ponto importantíssimo: Deus é justo. Não é porque você aceitou a Jesus como salvador, que agora tem passe livre na terra, pra ter de tudo com nenhum esforço.
Esse na verdade deveria ser o primeiro ponto, as afirmações acima são válidas para quem SE ESFORÇA. O sol nasce para todos. Se numa prova o ímpio estuda, estuda, estuda e você não estuda, não estuda, não estuda, quem vai passar? Você? Nem pense nisso.
Deus é poderoso para fazer aquilo que está fora do seu alcance, é poderoso para fazer coisas que vão surpreender a todos, para que o nome Dele seja glorificado. Agora não pense que Deus é gênio da lâmpada para realizar os seus desejos, sem que você mova um dedo. Peça direção a Deus e se esforce naquilo que ele te deu para fazer. Deus sabe honrar seu esforço, contemplar a sua fé, recompensar o teu trabalho, mas essas coisas precisam existir.
Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará".
Gênesis 3:19
Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.
1 Coríntios 15:58


Que sejamos filhos obedientes, que preferem o agrião de Deus do que a jujuba do inimigo, que se alegra nas bênçãos dos nossos irmãos, que se esforçam para conquistar aquilo que almejam.
Que possamos acima de tudo, confiar em Deus, saber que ele nos ama, nos protege, principalmente nos protege de nós mesmos.
Vamos aceitar o amargo que nos faz crescer, o amargo que nos faz dar valor ao doce, que nos faz render ao Senhor toda glória, porque nas tribulações, temos sentindo Deus de perto, cuidando de detalhes. Deus é Deus de detalhes. Confie nisso.
Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.
Isaías 64:4

Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei.
As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
Lamentações 3:21-23
Que Deus possa abençoar a sua vida! Bendito seja o Senhor dos Exércitos, que nos libertou do império das trevas, nos trazendo para o seu reino, de liberdade, amor e crescimento. A Ele seja a glória, pelos séculos dos séculos.

Helena Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário