quarta-feira, 20 de junho de 2012

Pedro&Eu- Destemperados chamados para ser tempero.


Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.
João 18:10
Vamos começar o texto fazendo umas perguntas? Você tem ido à EBD? Vai ser fácil responder!
Quem foi o discípulo que se levantou diante do sinédrio para testemunhar sobre Jesus?
Não sabe? Hum na próxima você descobre...
Quem foi o discípulo que recusou ser adorado por Cornélio?
Ainda não? Mais uma...
Quem foi o discípulo que foi um grande líder da igreja primitiva?
Não?
Qual discípulo negou a Jesus e cortou a orelha do soldado romano?
Aêê esse foi Pedro né?
Sim, para todas as perguntas a resposta era PEDRO. Pedro, o inconstante, o pavio curto, o indomável e questionador, foi um dos responsáveis pelo crescimento do evangelho e capaz de ser um dos mais ousados e eficazes pregadores e líderes da igreja primitiva. Como? É sobre isso que vamos falar.
A bíblia diz lá em gálatas sobre o fruto do Espírito: Alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio, AMOR...
Quando Pedro conheceu a Jesus, ele era um homem comum. Um pescador, um homem simples, que disse sim ao chamado e deixou tudo que tinha, sem olhar para trás. Foram  anos, andando junto com o mestre, ouvindo, vendo, questionando, ousando...
Quando Jesus estava andando sobre as águas foi Pedro que ousou dizer : ‘’Hey mestre, me leva junto! Eu tmb quero!’’ e por mais que ele tenha tido medo, quando já estava na água, ele ousou sair do barco.
Eu acredito que não preciso ficar aqui discorrendo sobre o temperamento de Pedro em relação à temperança, todos sabem que ele não a possuía. Pedro era inconstante. Sim, ERA. Ocorre que muitos crentes hoje são os chamados ‘ crente bomba atômica’, explodem por qualquer coisa, fazem escândalo, são agressivos com os irmãos e justificam isso usando como exemplo o apóstolo Pedro.
“Se Pedro era assim, e foi apóstolo eu também posso ser”.
Meu amiguinho, eu posso te falar uma coisa? Você está se apoiando no exemplo de um homem incrédulo.
Pedro andou com Jesus, conheceu Jesus, era íntimo de Jesus, mas não acreditava totalmente que Ele era o filho de Deus. Se assim fosse, Pedro não questionaria cada gesto, cada milagre... Pedro não O negaria.
Quando Jesus ressuscitou e Pedro creu que Ele era o Filho de Deus, quando o Espírito de Deus estava habitando dentro de Pedro a partir do dia de pentecostes, era OUTRO PEDRO.
Um Pedro ousado no falar, um Pedro que se levantada e testemunhava de Jesus, um Pedro que dormia enquanto estava preso, esperando a salvação do Senhor, um Pedro que curou, que edificou igrejas, que foi repreendido por Paulo e aceitou a repreensão, um Pedro que foi morto e crucificado de cabeça para baixo, porque não se achava digno de ser morto como Jesus, Aquele a quem tinha negado.
Queridos, as experiências negativas relatadas na bíblia em relação à Pedro, estão lá para que você possa comparar o Pedro antes conversão e o Pedro pós conversão. Não para justificar a sua falta de temperança.
Você tem o privilégio de ter o Espírito Santo habitando em você a partir do momento que aceita a Cristo. E o Espírito vai facilitando o seu entendimento e convertendo a cada dia sua mente á mente de Cristo. Pedro não teve esse privilégio.
Mas não foi o próprio Deus que me fez assim? Com essas características?
Sim, Ele fez. Mas tudo que Ele faz é bom. Não se esqueça de que ao sair do ventre você já é um pecador, que sua carne se inclina pro pecado.
Seja impaciente sim, para as coisas que te afastam de Deus.
Seja ousado sim, para falar do evangelho.
Seja questionador sim, quando algo fugir da palavra de Deus.
Copie Pedro, depois do Espírito Santo.
Copie Jesus, manso e suave.
Permita que o Espírito de Deus molde o seu caráter, a fim de que por meio das suas qualidades e defeitos, o poder de Deus seja manifestado e redunde em edificação de vidas e alvação de almas. O mundo precisa de homens comuns como Pedro, cheios de defeitos e erros, que permitem ser transformados, permitem se mostrar diferentes. Ouse ser transformado por Deus, ouse ser cada dia mais uma cópia, uma testemunha, de Jesus. Seja um pequeno Cristo. Sal da terra, tempero do mundo.
Fácil? Não. Só em Deus. Nele todas as coisas são possíveis.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
Gálatas 5:22-25
Que Deus abençoe a sua vida! Que você seja cada dia transformado pelo Espírito, para cumprir com excelência o propósito para o qual foi chamado.
A Deus pertence a glória e a honra, pelos séculos dos séculos.
Helena Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário