terça-feira, 18 de setembro de 2012

Insônia espiritual


Salmos 127;1-2
Em se tratando dos distúrbios do sono, dizem os especialistas que não são necessariamente necessárias 8 horas de sono, mas sim algumas horas com qualidade no sono. Dizem também que cerca de 40% ou mais mulheres e 30% de homens tem problemas com o sono. Eu tenho problema com sono.
Essa noite foi uma das noites em que não dormi mais que 3 ou 4 horas, houve tempo em que eu dormi bem menos, os médicos diziam quando eu era menor que havia falta do chamado “hormônio do sono”, com o passar do tempo foi melhorando e eu tive anos de sono normal. Hoje em dia não é tão normal assim, mas é nessas horas que falta de sono em que normalmente consigo desenvolver os melhores raciocínios, pelo menos.
Quando estava acordada bem cedo essa manhã, com a casa em silêncio, apenas pensando, me recordei de tantas noites que fiquei acordada por algo que deveria fazer no dia seguinte, fazendo planos, pensando em problemas que não poderia resolver, ou não sabia como, ou ainda pedindo a Deus pra conseguir dormir. Deus falou comigo a respeito de um problema maior que a minha falta de sono físico, a minha insônia espiritual.
Acho que é necessário que você entenda como alguém que não dorme se sente, para poder saber se você tem o mesmo problema, ou não. Quando não durmo direito, as horas passam bem devagar a noite, parece que nunca vai amanhecer, e quando finalmente a manhã vem, é como se você não tivesse mais obrigação de dormir, pode fazer qualquer coisa normal que não poderia fazer a noite e ai como você relaxou, você dorme.
O que acontece com a insônia espiritual é quase o mesmo processo. Quando você passa por algumas situações que não pode resolver, tribulações, uma noite densa e escura, problemas sérios, em que você está completamente sozinho, (afinal, todos os outros estão dormindo), sem condições de agir, você se desespera, clama a Deus pra poder amanhecer. Quando finalmente amanhece, você dorme.
Desde a fundação do mundo, O Senhor controla o dia e a noite. Nós sabemos que hora amanhece, mas Ele criou o sol. Você entende o que quero dizer?
Nada que façamos poderá adiantar o horário do sol, ou atrasar o da noite. As “noites” virão na nossa vida e tem hora determinada por Deus para que amanheça. Vai chegar um momento em que você verá as soluções claras como dia, as respostas para suas preocupações, as providências de Deus, tudo que você não viu durante a noite e nesse momento o que normalmente acontece é que dormimos. Quando Deus nos apresenta soluções e respostas, estamos tão cansados tentando dormir, que não percebemos e não desfrutamos das bênçãos que recebemos.
Já reparou por quantos dias reclamamos, murmuramos, ou até mesmo clamamos, pedimos aos irmãos que orem por algum problema e quando obtemos a vitória, agradecemos por um dia, por um post no facebook e passamos a outro problema, como se ele fosse maior que a vitória anteriormente alcançada.
Deus quer que durmamos no tempo certo. Nos momentos em que não podemos resolver, não podemos fazer nada, em que a ansiedade nos consome, é tempo de dormir. Descansar plenamente no Senhor, ter um sono de qualidade. E quando a manhã vier, como todas as bênçãos sendo derramadas, é tempo de acordar, acordar pra vida em abundância.
Quantas vezes eu já disse pras pessoas: EU SIMPLESMENTE NÃO CONSIGO DORMIR. Não consigo mesmo, mas graças a Deus, quando passo uma noite acordada ainda posso dormir pela manhã sem muitos prejuízos. Infelizmente, em se tratando de insônia espiritual sempre existem prejuízos. O maior deles é viver apenas de luta em luta, de noite em noite, e não de vitória em vitória.
É muito difícil descansar em Deus, muito difícil confiar que as coisas vão acontecer sem que interferência sua, não é algo mortal, e não creio que seja um pecado, mas você abre mão de um privilégio seu. Deixa de dormir nos braços do Senhor, para ficar acordado olhando pra escuridão da noite.
Tente dormir. Peça o Senhor para regular seu sono espiritual, descansar no tempo certo, agir no tempo certo, desfrutar no tempo certo. Ele é o Senhor do tempo, do universo e da sua vida, não esqueça disso.
Que Deus abençoe a sua vida poderosamente.
Bons sonhos!
Helena Brasil

Um comentário:

  1. Excelente texto. que possamos descansar em Deus. Já passei muito tempo da minha vida dormindo espiritualmente. ainda bem acordei. rsrs bjs

    ResponderExcluir