segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Nascido pra morrer

Na época de natal, onde tudo é lindo, "tudo é paz, a festa é sua , a festa é nossa"... só que não, não é muito comum fazer um texto fúnebre, mas é justamente o que vou fazer.
Apesar de todo apelo comercial que envolve essa época do ano, e de sabermos que provavelmente Jesus não nasceu dia 25 de dezembro, é o dia do ano em que relembramos e comemoramos o nascimento Dele.
Nesse dia especial, o Eterno colocou em prática o plano de salvação do mundo, que já vinha sido planejado desde a fundação dele e do pecado do homem.
Tudo foi minunciosamente planejado para que Jesus nascesse daquela maneira que todos já ouviram falar, a fim de que as profecias se cumprissem e que o povo reconhecesse que aquele era o Messias prometido.
A história do nascimento de Jesus, é uma história muito cativante, rica em detalhes e em eventos maravilhosos e milagrosos.
Anjos, confirmações, bebês glorificando na barriga, Maria cantando, José crendo, Pastores chegando, Reis adorando... (Leia sobre em Lucas 1)
A gente acaba inebriado por essa história, que realmente é espetacular, e se esquece do foco principal: Cristo nasceu para morrer.
Existe uma música antiga, que diz : " Na manjedoura onde está Jesus a repousar, eu posso ver a sombra de uma cruz.."
Jesus estava destinado a morrer por mim e por você, não que ele estivesse completamente confortável com essa situação, mas não sendo afastado "esse cálice", Ele cumpriu a tarefa em obediência e com excelência, para ver em mim e em você, a vida restaurada, o relacionamento reatado e assim ter o fruto do seu trabalho ( Isaías 53;10).
O motivo disso? O amor.
O amor de Deus é tão inexplicável, violento, incontrolável, que é capaz de fazer uma coisa dessas. Esse amor foi capaz de fazer com que Jesus deixasse toda glória no céu, e viesse humildemente à terra, para ensinar como viver, como amar as pessoas, como amar a Deus e para que através de sua morte, pudéssemos ser justificados e ter uma vida abundante.
As vezes não consigo entender esse amor, é difícil até aceitá-lo. Porque não faz sentido! É mais fácil aceitar alguns dogmas, algumas regras, aceitar celebrar apenas o bebezinho, e pregar o amor, a paz e o blá blá blá, só nesse dia. 
Digo que é mais fácil porque esse amor nos constrange. Ele nos leva a sermos melhores, ele nos transforma, nos leva a querer agradar a quem nos ama, e nos ama profundamente.
Concluir que Deus nos ama, e que a prova desse amor é o nascimento-morte de Cristo, nos leva a uma vida que na verdade não queremos levar. 
É mais fácil desagradar a um Deus cruel e perverso, que é "fogo consumidor", apenas como um ato de rebeldia e se arrepender por medo das consequências, do que viver uma vida em busca de agradar a esse Deus, fazendo a sua vontade , apenas e simplesmente porque entende que, mesmo com todas as suas falhas, pecados e erros, o Seu amor é o mesmo.
Sim, o amor de Deus é o mesmo. Sua vinda, sua vida e sua morte foram apenas um reflexo do amor que Ele tem por aqueles a quem criou.

No natal, eu penso em morte! Penso na morte que me deu vida, penso na morte que me amou, na morte que me fez livre, na morte que me trouxe de volta ao relacionamento com o Pai, na morte que me justifica, na morte que me deu esperança...

Natal é dia de celebrar o Cristo nascido, o Cristo vivo , a promessa, a Graça, mas também o Cristo morto, o Cristo ressuscitado!

Quando Jesus veio ao mundo, creio que ele não desejava que o seu nascimento fosse representado em uma data, nem com uma mesa posta, presentes, árvores, nozes, castanhas, rabanadas...mas sim, que fosse natal na sua vida todo dia.
Que em todos os dias, você pudesse se lembrar que há um Deus no céu, que te ama e sempre te amou, a ponto de se dar em seu favor.
Creio também que Ele não desejava que você fosse à igreja todo dia, que andasse carregando a bíblia 24 horas na mão, que você participasse das assembléias administrativas da sua igreja, mas sim que seu coração todos os dias, se rendesse e se abrisse em adoração a Deus. Que você sentisse esse amor, tão visceral, que te fizesse se sentir feliz, amado, e realizado todos os dias. Que você adorasse a Deus acima de todas as outras coisas, e fizesse a sua vida inteira ser vivida com Cristo no centro. ( Ef 1:910)
Isso é natal todo dia!

*Paizinho, nós te damos graças pelo teu amor, pela tua vinda, pela tua morte, pela tua ressurreição. Nossos corações se prostram em adoração a Ti, simplesmente por quem Tu és, pelo que já fez e pelo que ainda há de fazer. Muito obrigada porque o Senhor já nasceu em nossos corações, no dia que aceitamos a Cristo, e por isso, vivemos um natal diário, vivemos em novidade de Vida. Que esse amor nos constranja e nos leve a  amar as pessoas, anunciar a tua graça e levar muitos a amar a Ti sobre todas as coisas, assim como nós queremos fazer a cada dia.
Em nome de Jesus, nossa promessa cumprida, nosso maior presente...
Amém.

Feliz Natal!

Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso. 
Isaías 9:6-7

Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,
em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,
pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.
Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.
Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude,
e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz. 
Colossenses 1:13-20

Um comentário:

  1. Helena, me emocionei... essa é a morte que precisamo desejar todos os dias! Que morra eu para que Ele viva!

    ResponderExcluir