domingo, 1 de maio de 2011

Choppada! Vou x Não vou!


Certa vez um amigo, aqui chamado de Godofredo, crente em Jesus Cristo, me perguntou se deveria ir à uma choppada de sua faculdade. Ele me disse que o evento deveria ser organizado por uma comissão da qual ele fazia parte e que mesmo que ele não fosse teria que ajudar a elaborar a festa.
Fique na dúvida na hora de responder. Sim, fiquei!
É muito difícil saber, no mundo de hoje, qual a postura que o jovem crente deve tomar numa situação dessas.
Godofredo não queria decepcionar os colegas que contavam com a sua ajuda, participação e presença na choppada, mas também e, principalmente, não queria desagradar a Deus.
Na verdade todo jovem cristão, antenado, moderno, que estuda e está inserido num mundo globalizado é, todo dia e a todo momento, bombardeado com diversas informações e convites, como mesmo a bíblia advertiu que seria (Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. RM. 8:36), porém “ a morte” que nos é apresentada é muito mais sutil do que imaginamos.
Ninguém, aqui no Brasil, coloca uma faca no seu pescoço por servir a Cristo, mas convida você pra uma choppada.
Muitos jovens acabam caindo na situação do “nada a ver” ou “ é rapidinho”, “ dou uma passada lá”, “ eu vou e não vou beber”, “ ninguém lá da igreja precisa saber”, e aquilo que parece inocente vira uma bola de neve maligna que te arrasta cada vez mais pra longe de Deus.
Pois bem, a bíblia, quando narra a criação de Adão diz o seguinte :

E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gn 2:7
Adão foi criado de maneira diferente dos outros seres vivos, ele foi feito de maneira especial. A bíblia diz que o homem foi moldado por Deus à sua imagem e semelhança e segundo o versículo acima, o Senhor soprou nele o fôlego da vida.
Desde o início da vida, Deus tratou o homem de maneira especial e com um profundo cuidado. Cada parte do seu corpo foi cuidadosamente pensada para funcionar nos seus mínimos detalhes, perfeito, aos olhos do Pai.
Em outra passagem bíblia, o apóstolo Paulo fala aos coríntios sobre a pureza do corpo, advertindo sobre o seu “hóspede especial” e também pelo preço que foi pago na cruz por nós:

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. 1 Cor. 6:19-20

Quando fomos concebidos, Deus já tinha nos escolhido! Naquela grande corrida de espermatozóides, vc não foi o mais rápido, mas sim você foi o escolhido. Já imaginou quantas pessoas poderiam ter nascido no seu lugar?
E assim como em Adão, tudo em você foi pensado e planejado pra dar certo, pra funcionar á maneira como Deus quer e para louvor da Sua glória.
No momento em que você aceitou a Cristo como seu Salvador e Senhor, convidou o Espírito Santo para ser seu “hóspede especial”, o seu corpo se tornou seu templo e deve SEMPRE, ser um lugar onde ele se sinta confortável.
Onde você pisa, onde você anda, os lugares que freqüenta, as conversas que você tem, tudo isso deve ser muito bem escolhido.
Ta dando pra visualizar o qual importante você é pra Deus?
Já deu pra visualizar que a resposta bíblia e cristã pra pergunta título desse post é não, porém e como fica a nossa cara na faculdade/escola/curso/twitter/facebook?
É difícil, mas você deve estar no mundo, sem viver nele, sem participar dele. Querendo ou não, em qualquer lugar que você se apresenta como crente, vira referência e objeto de estudo de todos, e é bom que seja assim, pois mais pessoas poderão ir a Cristo através de você.
No seu convívio social, você, crente, não é mais o Godofredo da Silva e sim o Crente, membro da igreja cobrinhas de Moisés, “certinho” e portanto tudo que você diz ou faz vira em dado momento ou contra você e muito raramente ao seu favor.
O seu testemunho pode ser a única bíblia que seu amigo vai ler, portanto cuide dele!
 Pra encerrar esse bate-papo, segue ai umas dicas sobre o que fazer num lugar onde você é o “Crente” e precisa se portar como servo verdadeiro de Cristo:

1- Não esconda as suas crenças- diga qual é a razão da sua fé, apresente o seu Jesus, o que ele fez na sua vida, de maneira natural e informal.
2- Fuja dos estereótipos- mostre quem você é de verdade, feliz, alegre, ligado no mundo, informado e inteligente.
3- Ouça a opinião dos outros- deixe que seus amigos também digam sobre o que eles crêem e não critique duramente, tente convencer com o seu proceder durante o dia-a-dia
4- Não seja volúvel-  não abra concessões só para agradar os amigos, se não é certo para você , não o faça.
5- Tenha identidade- lembre-se de quem você é, do que Cristo fez por você e do seu valor.
6- Fique ligado- fique atento aos convites fáceis e inocentes, sempre pense no seu testemunho, sempre!
7-  Seja firme- A carne é sempre fraca, o pecado é sempre atrativo e as conseqüências são desastrosas. Tenha sempre comunhão com Deus, ore por seus amigos, pelos lugares onde você irá, peça pra ser sal e luz, para não envergonhar o evangelho de Cristo e assim vai dar tudo certo!

Sê bênção por onde passar!

P.s: Godofredo não foi à choppada.

Por Lê BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário