sexta-feira, 13 de maio de 2011

Seja Você!

Base: Lucas 7:33-34
Quem é você? O que gosta de fazer? Qual é a sua cor preferida? Sua música? Seu ritmo? Seu jeito de falar?
Sabe dizer?
Até que ponto você tem se influenciado por aquilo que esperam que você seja?
É difícil ser um jovem crente ou um crente jovem, como quiser, e não ficar na dúvida antes de responder esses questionamentos. 
A juventude é uma fase de auto conhecimento, pois nela você começa a interagir com o mundo adulto, começa a ser cobrado de forma diferente, deseja muito ser aceito e portanto tende a ser influenciado.
Comportamento comum que vejo é aquele jovem que é super extrovertido na Igreja , entre família e seus queridos e num ambiente de trabalho ou faculdade/ escola é altamente reservado, quieto.
A imagem que se tem do evangélico é aquele cara certinho, quieto, que anda sempre na linha, alienado, com o cérebro lavado, que não sai, não se diverte, é proibido de fazer isso e aquilo, e não pode fazer nada normal de sua idade porque senão vai pro inferno.
Essa falsa imagem de cristão me preocupa e muito. 
Conheço pessoas que são extremamente inteligentes, engraçadas, divertidas, que viajam, passeiam, saem, que conversam sobre qualquer tipo de assunto com liberdade e naturalidade e tem compromisso com a palavra de Deus, pura e simples, sem dogmas, sem condutas irracionais, procurando viver o puro evangelho de Cristo.
Essas pessoas muitas das vezes não se encaixam no modelo "crente" de ser e são discriminadas por isso, seja na igreja ou fora dela.
Na própria igreja, além daquele burburinho infeliz e costumeiro que existe sobre o que cada pessoa faz ou deixa de fazer, sempre existem aquelas conclusões precipitadas como se houvesse um " santômetro" em que a cada domingo a pessoa fosse aferir o nível de santidade . Aquele que não se encaixa no padrão, tá perdido!
E no mundo, sempre tem alguém que diz : "Ahhh você é tão legal, nem parece crente!"
Se alguém já disse isso pra você, aproveite a oportunidade pra dizer : " Não sou o tipo de crente que você conhece porque sirvo a um Deus santo, um Cristo vivo que talvez você não conheça e eu posso te apresentar"
Não deixe que os modelos pré-estabelecidos destruam quem você é. Hoje você é nova criatura, não sente prazer nas coisas mundanas, mais ainda conta piadas muito bem... Pois conte piadas... seja você!
Deus não te criou, nem te chamou para ser robô, não deixe que façam isso com você!
Seja de carne e osso, só assim as pessoas serão atraídas pela luz que habita em você, quando verem que você não é um mister perfeito, mas existe um Deus que te ama mesmo assim e isso lhe satisfaz.
No texto base, o próprio Jesus passou por problemas em relação a sua personalidade, sendo julgado pelo modelo de Messias que o povo esperava, o qual ele suplantava de todas as maneiras, porém eles não conseguiam ver.
Em comparando a sua personalidade com a de João Batista, vemos seres completamente opostos. João sendo introspectivo e recluso, com uma figura muito peculiar, que vivia no deserto, comendo gafanhotos e mel silvestre, falava de maneira direta e firme ( " Raças de víboras"), pregando o arrependimento de uma maneira dura, foi acusado de estar endemoniado. 
Já o doce Jesus, manso e suave, falando por meio de parábolas, curando, tratando, amando, se compadecendo, sendo simples, visitando... Era bem vindo em muitos lugares, na bíblia registra-se a sua presença em festas de casamento, na casa de várias pessoas, por vários lugares esteve hospedado e era cercado por muitos... personalidade oposta a de João Batista ... Resultado: Foi chamado de glutão, bebedor de vinho, amigo de pecadores e por fim , príncipe dos demônios.
Conclusão : Não importa quem você seja, qual seja a sua personalidade, sempre haverão pessoas se levantando contra você, se você é um cristão de verdade.
Não se deixe levar pelas opiniões alheias, seja sempre aquilo que Deus planejou pra você, saiba que cada detalhe na sua personalidade tem um propósito, coloque isso nas mãos de Deus como instrumentos de salvação e se aceite como é.
Lembrete: O seu Deus não vê como o homem vê, mas atento está ao seu coração! Ficaadica!

Sê Bênção!

Por Lê Brasil





2 comentários:

  1. Nossa que lindooo! a mais pura verdade!

    ResponderExcluir
  2. Muitos morrem de medo até quando pensam nisso, parece que há uma caixa em que devemos viver. Sempre conformados com o que esperam que a gente seja: jovens crentes que fazem o que todo crente faz. Sempre iguais. Eu também já pensei que não podia ouvir música, gostar de moda ou conversar sobre caras com minhas amigas... Infelizmente esquecemos que pra chegar perto dos que precisam conhecer a Graça que nos alcançou é preciso sair da caixa! Isso não é sinônimo de rebeldia, mas, ao meu ver, a maior prova de obediência. Jesus andou com gente pecadora que era gente, e não com os hipócritas que não demonstravam a Graça em suas atitudes. Tá hora de viver a liberdade que nós temos. A nossa é de verdade a do mundo não.

    ResponderExcluir